O molho de Mostarda consiste num preparado em que as sementes são demolhadas para activar a enzima mirosinase.
O sabor resulta, em grande parte, pelo liquido acídico utilizado.
Conforme as receitas e modo de preparação a mostarda é classificada em uma de 7 variedades:
Mostarda de Meaux
A receita original data do séc. XVII e provém da cidade de Meaux. Contém sementes inteiras e apresenta um sabor picante.
Mostarda de Dijon
Trata-se de uma mostarda com certificado de origem. O seu nome refere-se a um tipo de mostarda clara, suave e de sabor distinto. Clássica escolha para molhos e temperos de saladas. Uma das mais conhecidas em todo o mundo.
Mostarda de Bordéus
Nesta tipo de mostarda, parte das cascas das sementes são deixadas na mistura, o que lhe confere um aspecto mais escuro. É suavemente picante, ligeiramente adocicada. Excelente em pratos de queijo ou salsichas.
Mostarda Americana
Suave e Doce, a mostarda america será talvez a mais popular entre os apreciadores de cachorros-quentes. A cor amarela-viva resulta da Curcuma que é adicionada!
Mostarda de Cassis
Esta mostarda contém sementes inteiras, provenientes de Dijon. Na sua preparação é adicionado o Licor de Cassis que lhe dá um sabor distinto, forte e frutado, conferindo-lhe ainda a cor vermelha.
Mostarda Inglesa
Trata-se de uma mostarda em pó e é uma mistura de sementes castanhas e brancas com farinha de arroz ou trigo e especiarias. Muito picante e ácida. Vai bem com rosbife !
Mostarda de Estragão
A Mostarda de Estragão é produzida adicionando estragão (por vezes também corante verde) a uma mostarda clara. Excelente para molhos para Peixe e em pratos de Frango.
Outras
Existem outras mostradas que, na prática, são variantes das que são elevadas em cima. Na Alemanha , a Mostarda-Bávara é do mesmo tipo da Mostarda de Bordéus e a Mostarda de Dusseldorf é uma versão mais pungente da Mostarda de Dijon.
Comments