top of page

Embalagens e Embalamento
MaisEco

As mais recentes pesquisas indicam que cerca de 76 % das emissões de uma empresa advém dos produtos por si comercializados (bem como da sua cadeia de fornecimento), sendo que  cerca de 80 % do impacto de um produto advém da fase de design.

Quando se fala em Sustentabilidade Ambiental , as questões ligadas ao embalamento são um aspeto da máxima relevância. Embalagem primária (que está em contacto direto com o produto) e embalagem secundária (permite o transporte para o cliente) são todos os dias colocadas em circulação, o que origina “despesa carbónica” e mais resíduos. 

Além do aspeto visual, uma embalagem desempenha o importante papel de preservar da melhor forma um produto. Por este motivo a escolha de materiais deve obedecer a regras bem sólidas no que à segurança do consumo diz respeito. Por outro lado, tentamos encontrar materiais que respondam a duas situações: Segurança Alimentar e Sustentabilidade Ambiental. Hoje conseguimos que a grande maioria das nossas embalagens sejam recicláveis e provenientes de materiais sustentáveis.

 

As nossas Embalagens de Chás, Misturas e Produtos a Granel 

 

As embalagens que utilizamos, produzidas em Kraft (2 Folhas) são proveniente de fontes sustentáveis, além de serem compostáveis.  Sabia que o papel Kraft se degrada em apenas 60 dias ? Esta foi a principal razão da nossa escolha

 

 

Embalagens de Condimentos e Especiarias - Produto Nacional

 

Considerando que os condimentos e especiarias são a família de artigos com maior rotação, entendemos ser o ponto de partida para uma análise profunda da nossa actividade tendo em vista a redução da nossa pegada ecológica. Nesse sentido, fizemos uma comparação aa análise ciclo de vida dos diferentes tipos de embalagens, cuja conclusão levou a uma substituição do Vidro para o PET, precisamente por ter um impacto ecológico significativamente mais baixo. 

 

Alguns aspectos a reter (Maior detalhe será apresentado em relatório próprio): 

 

  • Um frasco PET produz menos gases com efeito de estufa. Ao longo do ciclo e vida um frasco de vidro pode emitir até 33 % a mais de gases com efeito de estufa. 

 

  • É necessária menor quantidade de energia para produzir um frasco PET quando comparado com a produção de um frasco de Vidro. 

 

  • Além do beneficio para a redução do aquecimento global, um frasco PET vai criar menor Quantidade de Resíduos, tem um gasto de água inferior e gera menos emissões prejudiciais  à qualidade do ar e da água,  durante a sua produção. 

 

  • A embalagem PET apresenta uma pegada ecológica significativamente inferior ao vidro figurando-se como uma solução mais amiga do ambiente. Assim, a troca enquadra-se no espirito da MaisErvas enquanto uma EcoBrand.

 

  • O PET é um material mais leve (menor sobrecarga no transporte) - Este ponto é precisamente o que causa maior impacto - Desde o transporte de Matérias primas até à Fábrica,  desde a Fabrica até ás nossas instalações e das nossas instalações até aos nossos clientes - a diminuição do impacto será significativa.

 

  • O PET apresenta menor consumo energético na Produção, menor consumo energético na reciclagem, além de ter maior Versatilidade no processo de reciclagem e manuseamento mais seguro (mais resistente a quedas).

 

IMPORTANTE : Aprofundando a pesquisa verificamos que, ainda que a sílica (que serve de base ao processo de fabrico do vidro) seja um produto presente de uma forma natural e portanto que se poderá degradar mais facilmente, graças ao aumento da procura e consumo mundial neste tipo de material tem originado problemas graves no seu processo de extracção. Problemas esses que são tanto ambientais como sociais (Condições de trabalho desumanas, Exploração e trabalho infantil) ou seja, uma dimensão e um impacto que vai para além do meio ambiente.

 

Esta alteração para uma nova embalagem vai significar uma redução significativa na nossa pegada. Além disso, o fornecimento das mesmas passou a ser através de empresa Portuguesa, diminuindo ainda mais esse impacto.

 

Em suma, após efectuar uma análise ciclo de vida de um (Vidro) e de outro (PET) verificamos que ao utilizar o PET estaremos a diminuir a nossa Pegada Ecológica e a colocar no mercado um artigo mais amigo do Ambiente.

 

Fonte e Bases de consulta: 2008, Springer.com, Life Cycle Assessment (LCA) ; https://ecochain.com/case-studies/case-study-packaging-plastic-vs-glass/ ; https://oceanblueproject.org/glass-vs-plastic-bottles-from-waste-to-worth/ ; https://www.mdpi.com/2313-4321/6/3/50 ; 2023, Franklin Associates, A Division of ERG (ERG) , “LIFE CYCLE ASSESSMENT OF PREDOMINANT U.S. BEVERAGE CONTAINER SYSTEMS FOR CARBONATED

SOFT DRINKS AND DOMESTIC STILL WATER”

Expedição - Embalagem Secundária - Caixas e Sacos - Produto Nacional

 

O Embalamento e as Embalagens (tanto Primárias como as Secundárias) são o ponto onde a evolução é constante, onde todos os dias surgem novas e melhores soluções. Estamos atentos e sempre que surgir a oportunidade de dar mais um passo na direção da redução do nosso impacto, assim o faremos. 

 

Não obstante e por forma a promover a redução do desperdício , sempre que possível, todo o material que recebemos dos nossos fornecedores é Reutilizado: 

 

Caixas: 

  • Sempre que possível as caixas são reutilizadas para envio de novas encomendas

  • Caso estejam demasiado danificadas - as mesmas são desmontadas e reservadas servindo para o acondicionamento e proteção dos produtos enviados

  • Caso nenhuma das situações acima seja possível, as caixas são desmontadas, empilhadas e semanalmente encaminhadas ao eco ponto correspondente a fim de entrarem no ciclo de reciclagem. 

 

Sacos:

Na maior parte das vezes, recebemos dos nossos fornecedores, os artigos a granel em Sacos de Papel. Para estes o procedimento passa por : 

 

  • Reutilização de Sacos para a mesma referência - A MaisErvas tem a sua própria moagem. Assim, por exemplo, os sacos onde recebemos a Pimenta Preta em grão, são reaproveitados para colocar a Pimenta Preta Moída, sempre que seja necessário. 

 

  • Reaproveitamento - Na sua grande Maioria os sacos são compostos por folha Dupla (reforço e segurança alimentar). A folha interior, em contacto com os produtos é separada da exterior juntado-se à pilha de caixas para reciclagem. A folha exterior é incorporada para o acondicionamento dos produtos que são enviados. 

 

Entendemos ainda ser nosso dever chamar à atenção que o problema não está apenas nos materiais que se utilizam mas também no comportamento que cada um de nós tem na sua reutilização ou não.

bottom of page